Professores

Agostinho Valente
 

É licenciado pela Academia Militar em Ciências Sociais e Militares, licenciado e Mestre em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), frequenta o Mestrado em Segurança da Informação e Direito no Ciberespaço na Escola Naval, IST e Faculdade de Direito. Possui certificações de ISO 27001 de Lead Implementer  e encontra-se em processo de certificação em ISO 22301. Foi chefe do departamento de informática e gestão de informação no Instituto Geográfico do Exército. Atualmente trabalha na equipa multidisciplinar da Assinatura Eletrónica no Gabinete Nacional de Segurança. Entre outras atribuições, acompanha e verifica os planos de continuidade de negócio das Entidades. Está a especializar-se em Gestão da Continuidade de Negócios.

 
 
 
Andre Pitkowski
 

Vice-Presidente Internacional -   CGEIT, CRISC, OCTAVE, CRMA, ISO27kLA, ISO31kLA, Instrutor de COBIT 5 e principal consultor da APIT Consultoria de Informática Ltd. sito no Brasil. Com 25 anos de experiência, é gestor de projetos para avaliação de risco em ativos críticos, mapas de risco e projetos de TI para a governança de TI e compliance (usando COBIT) em empresas nacionais e internacionais. Realiza com frequência apresentações sobre COBIT em todo o mundo, sendo também professor de pós-graduação e cursos de MBA em universidades brasileiras. É membro do Comité de Framework da ISACA, especialista no assunto para COBIT 5 e COBIT 5 com foco em risco, é também o elo de ligação no Brasil para "Cybersecurity Nexus (CSX), sendo atualmente vice presidente da ISACA Capítulo São Paulo.

 
 
Orlando Tuzzolo
 

É docente universitário no SENAC Centro Universitário, Brasil. É também consultor em Tecnologias da Informação, nomeadamente em Governança de TI, Segurança da Informação e Auditoria de Sistemas. Conta com mais de 28 anos de experiência em empresas dos sectores Financeiro, de Consultoria e de Tecnologia como: BANKBOSTON, LLOYDS BANK, WORLDPASS E GNOSIS IT.

Actualmente, actua regularmente como consultor de TI para o GRUPO BOTICÁRIO e para a HYPERMERCADOS, duas das maiores empresas de Varejo do Brasil. Faz parte da Diretoria do Capítulo São Paulo do ISACA, com mandato até 2016, com a atribuição de Director Financeiro.

 

 
    

Daniel Caçador

 

Responsável pela Segurança de IT e Desenvolvimento e manutenção do Plano Global de Segurança, planeamento estratégico de Segurança, gestão de projetos e iniciativas no âmbito da segurança de informação, como o plano Diretor de Segurança, Gestão de Risco de IT, Controlo de Acesso Físico, Deteção de Fraude em Canais Web. Responsável pela coordenação e implementação do programa de Sensibilização e Formação de Segurança. Responsável pela coordenação e operação da segurança de Informação (desenho, arquitetura, implementação, manutenção e auditoria). Representante da área de IT junto de outras Direções em diversos comités e equipas para desenvolvimento de projetos, como o plano de Continuidade de Negócio. Assessor para o desenho, avaliação ou coordenação de projetos envolvendo as diversas empresas do grupo Montepio Geral.

 

Membro da Comissão técnica portuguesa associada ao SubComité SC 27 da ISO, responsável pela tradução da norma ISO 27001 para português, publicada em Outubro  2013.  

 

Coordenador da subcomissão portuguesa no Working Group 5 - Identity management and privacy technologies. Foi Professor na Universidade Católica Portuguesa nas disciplinas de Redes de Computadores.

 

 

 

Coronel Fernando Freire

 

Coordenador da Pós-graduação/Mestrado em Guerra da Informação, na Academia Militar, Portugal (2005 a 2009). Coordenador do Grupo de Estudos (GECENI) e do Projeto "Contributos para uma Estratégia Nacional da Informação" (2009 a 2011). Representante Nacional para o European Security and Defense College (2009 a 2011). Docente da Academia Militar, desde 1998. Investigador do IDN - Instituto da Defesa Nacional (2009 até o momento).

 

 

 

TCor. José Carlos Lourenço Martins

 

Oficial do Exército e atualmente docente na Academia Militar (AM). Responsável na AM pela formação nas temáticas de Segurança da Informação, Sistemas de Informação e Ciberdefesa. Doutorado e Mestre em Tecnologias e Sistemas de Informação (SI) pela Universidade do Minho (UM) na área da gestão de segurança da informação. Possui Pós-Graduações em Guerra de Informação/Competitive Intelligence (AM) e em Tratamento Estatístico de Dados (ISCTE-IUL). Licenciado Pré-Bolonha em Ciências Militares pela AM e em Engenharia Informática pela FCT/UNL. É membro do Centro de Investigação da AM, investigador no Centro Algoritmi da UM e colaborador do Laboratório UbiNET, do Instituto Politécnico de Beja. As suas principais áreas de investigação são a Gestão, Awareness e Treino de Segurança da Informação, SI e Cibersegurança. Tem diversos artigos académicos publicados em revistas científicas (e.g., International Journal of Cyber Warfare and Terrorism, Springer) e em proceedings de conferências nacionais e internacionais com double-blind review basis.

 

 
 

 

Ralf Braga

 

Ralf Braga Sermatheu é Diretor da ShadowSEC UK, com sede no Reino Unido e presença em Portugal, Brasil e Angola. Auditor Líder e Implementador certificado pela BSI (British Standard Institute) em ISO 27001, Coordenador das atividades do ECSM (European Cyber Security Month) em Portugal há 4 anos, cooperando voluntariamente com a ENISA (European Union Agency for Network and Information Security) é também membro do WG1 na área de Gestão de Risco.

 

Organiza diversas atividades de Awareness em 3 continentes, e desde 1998 atua na área de Tecnologia da Informação, onde tem vasta experiência em sistemas abertos baseados em padrões UNIX, como Linux, FreeBSD e OpenBSD. Tem atuado em consultoria e treinamento, ministrando palestras e workshops, para profissionais de ambientes críticos das TICs. 

 

Participa em serviços no âmbito de auditorias de Segurança da Informação e também Segurança Informática, aos Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, fazendo uso de normas como a ISO27001, Continuidade de Negócio e Gestão de Riscos, bem como Monitorização, Operações de Segurança e Awareness, todos eles na área da Banca, Petróleo, Finanças, Seguradoras e Educação  (Brasil, Europa e África). 

 

Fez recentemente formação através do NHS (National Health Service) nas áreas de Freedom of Information Act (FOIA) e Data Protection Act (DPA), ficando habilitado à função de SIRO (Sénior Information Risk Owner).


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!